Nascafe Racer visita Portugal

bellross_1_1000px

A moto Nascafe Racer é o resultado da parceria entre a Bell & Ross e a Harley-Davidson, que uniram esforços para desenvolver uma nova moto: a Nascafe Racer, inspirada na Bell & Ross. Vencedora de vários campeonatos na categoria de Harley-Davidson modificadas, a Nascafe Racer já esteve em digressão nos EUA e em alguns países da Europa, e também passou por Portugal.

A Shaw Harley-Davidson é o concessionária líder da marca no Reino Unido e hexacampeã do prémio “Best UK Dealer”. A empresa contactou a Bell & Ross sobre a realização de um projecto de uma moto inspirada nos conceitos de performance, precisão e engenharia da relojoaria; características técnicas e de precisão idênticas às da Bell & Ross e que foram levadas em conta na construção desta moto única.

A Nascafe Racer tem por base a Harley-Davidson FXSTB Softail Nightrain, uma das Softails mais radicais da marca – longa, baixa e simples, e cujo nome se deve a Willie G. Davidson. A moto foi totalmente desmontada até à última peça na oficina Speed & Custom do concessionário, e cada detalhe minuciosamente revisto na sua reconstrução.

A equipa da Shaw Speed and Custom colocou um BR 01 Carbon – um dos relógios mais icónicos da marca – na consola central da moto, através de uma secção de alumínio. O relógio foi posicionado de forma a cumprir na perfeição a sua função enquanto ferramenta profissional para o motociclista. Uma combinação de azul anodizado, carbono e tinta preta semelhante à dos aviões furtivos foi usada para dar mais destaque ao relógio.

A linha Softail tem como principal característica a instalação de molas e amortecedores traseiros ocultos sob a caixa de transmissão, lembrando o aspecto das antigas Harleys que não possuíam suspensão traseira, popularmente conhecidas como "rabo duro" (hardtail, em inglês). O nome Softail (traduzido livremente como "rabo macio") foi a consequência natural de um projeto que resgatou uma importante referência estilística da marca, mediante o emprego de uma eficiente e discreta solução técnica para a satisfação e o conforto de seus aficionados.

Este projecto tem-se traduzido em inúmeros prémios: depois de na sua estreia ter arrecadado o 1º lugar em Londres, no Campeonato do Mundo de American Motorcycle Dealers (AMD), na categoria de motos modificadas, a Nascafe Racer destacou-se ao vencer o Campeonato Irlandês e o de Bournemouth de AMD, na mesma categoria. Já no Campeonato do Mundo de AMD, em Sturgis, no Dakota do Sul, a Nascafe Racer posicionou-se num honroso 3º lugar na categoria de Harley-Davidson modificadas.

Partilhe este artigo

publicidade