Vostok Lunokhod-2 – originais e invulgares relógios de mergulho

www2

A SRI, representante oficial da Vostok Europe em Portugal, acaba de apresentar o Lunokhod-2, um dos mais originais e invulgares relógios de mergulho de sempre. Num mercado repleto de relógios de mergulho que se copiam uns aos outros, a Vostok apostou claramente na diferença com o novo Lunokhod-2, que utiliza um movimento suíço multifuncional Soprod TwinMotion TM36.03VE, criado especialmente para este modelo.

Este relógio de mergulho profissional é estanque até 300 metros e a sua caixa de aço inoxidável de 49mm de diâmetro integra uma válvula automática para libertação de hélio. Contudo, esta descrição é apenas o ponto de partida para o Lunokhod-2. Entre as suas funções encontramos indicador de segundo fuso horário, cronógrafo, contador decrescente (12 horas e 31 dias) bem como calendário perpétuo – todas elas exibidas e controladas através de sub-mostradores às 12h00, 3h00 e 6h00.

A construção e acabamentos de alta qualidade incluem bisel rotativo unidirecional, coroa e botões de controlo do lado esquerdo da caixa (para maior conforto de utilização), iluminação de ponteiros e índices através de tubos de trítio (que brilham permanentemente sem necessidade de serem antecipadamente iluminados) e mostrador protegido com vidro mineral K1 com 3,5mm de espessura.

Inspiração tecnológica

Como praticamente todos os nomes dos modelos Vostok, também este evoca glórias passadas da ex-U.R.S.S. Há aliás uma pitada de ironia neste relógio, pois tendo sido criado para mergulhar nas profundezas do oceano, foi buscar o nome – e a inspiração para explorações extremas – ao “rover” lunar russo Lunkhod-2, que aterrou na Lua em Janeiro de 1973.

Já disponível no mercado português, o Lunokhod-2 é vendido em quatro versões: duas com caixa em aço preta, revestida a PVD (Physical Vapor Deposition) e mostrador em preto/vermelho ou amarelo/preto (PVP sugerido de €714); e duas com caixa em aço inoxidável e mostrador preto/laranja ou preto/amarelo (PVP sugerido de €664).

Em qualquer dos casos, os relógios são acompanhados de uma “drybox” também ela estanque a 300 metros, duas braceletes (pele e silicone) e ferramenta para a sua substituição.

Partilhe este artigo

publicidade