Terça-feira, Outubro 3

Piaget Altiplano 38, o relógio mais fino do Mundo

“Não é nem um movimento, nem uma caixa, mas sim ambos ao mesmo tempo”: assim se apresenta o novo Altiplano 38 mm 900P da Piaget, o relógio mecânico mais plano do Mundo. Foi concebido de forma fundir o calibre de corda manual com os elementos da caixa, para conseguir bater o recorde de espessura com apenas 3,65 mm.

No ano em que a Piaget celebra o seu 140º aniversário, festeja a efeméride lançando um modelo para fazer história: o Altiplano 38 mm 900P. Inspiração para esta realização? O mítico Calibre 9P, o primeiro movimento de corda manual ultraplano que a Piaget criou em 1957. À época, esse mecanismo em particular media apenas 2 mm de espessura e selou o destino da Piaget no campo da relojoaria ultraplana. Em 1960 a Piaget estava pronta para estabelecer o primeiro recorde com o seu Calibre 12P, o movimento automático mais fino do Mundo com apenas 2,3 mm. Os anos seguintes foram testemunhas de toda uma série de novos recordes nos campos dos modelos de corda manual e automáticos, com ou sem complicações relojoeiras, como o Calibre 600P, o movimento turbilhão de corda manual mais plano do mundo; e o 1208P, um movimento automático que é também o mais fino na sua categoria.

A herança ultraplana

Reafirmando constantemente a sua paixão incondicional por estes mecanismos, a Piaget produziu não menos do que 23 calibres ultraplanos de 35 movimentos desenvolvidos e produzidos internamente, dos quais 12 deles estabeleceram novos recordes e fazem parte da coleção. A verdade é que os 23 movimentos ultraplanos continuaram a desenvolver-se desde o momento do seu lançamento, enquanto o Calibre 430P se estabeleceu como um dos movimentos de corda manual ultraplanos mais produzidos no planeta.

Durante três anos completos, os relojoeiros, artesões de caixas e designers, trabalharam juntos em cada uma das fases de desenvolvimento, produção, ajuste e acabamento para dar vida a este movimento. Cada uma das 145 peças que compõem o Altiplano 38 mm 900P foram reduzidas a um tamanho que por vezes não supera sequer a espessura de um cabelo – incluídas algumas rodas que medem apenas 0,12 mm de espessura (comparadas com os 0,20 mm de um movimento clássico) – prestou-se especial atenção aos espaços livres.

No coração…

O verdadeiro segredo da extrema delgadeza reside na própria estrutura da caixa, cuja parte posterior serve também de platina. Deste modo, fundindo o calibre e a caixa, esta última mecaniza-se diretamente a partir do fundo da caixa para alojar as partes mecânicas. Para poupar outros valiosos milímetros, todo o mecanismo e o sistema de ajuste manual está contido dentro da espessura do mesmo volante, o que supõe um mostrador das horas e minutos descentrado completamente em sintonia com as características de desenho simbólicas da gama Altiplano. Estas características foram todavia melhoradas mais com a roda do trem totalmente visível que convida o proprietário do relógio a submergir-se no mesmo coração deste mecanismo extremamente fino e sofisticado. Trabalhando dentro deste espaço extremadamente limitado, a Piaget idealizou um barrilete suspenso que pendura de uma única ponte ao lado da esfera, contrariamente aos barriletes clássicos que se fixam também ao lado da platina. Este dispositivo tão incomum não supõe qualquer detrimento ao rendimento do mecanismo, uma vez que o Altiplano 38 mm 900P possui uma reserva generosa de marcha ao redor de 48 horas.

Uma patente em espera

Quando um relógio é submetido a uma grande pressão, como quando se submerge em água, se cristal ou vidro deforma-se ligeiramente. Enquanto este fenómeno físico apenas é percetível num relógio clássico, este mesmo não ocorre com um relógio ultraplano. Dado o espaço disponível extremadamente reduzido, o cristal poderia pressionar nos ponteiros ao deformar-se, causando desta forma a detenção do movimento. Para evitar este desafio de qualquer modelo ultraplano, a Piaget desenvolveu um dispositivo revolucionário (pendente de patente) que representa uma inovação fundamental para garantir a fiabilidade deste tipo de relógio. Em vez de ajustar os ponteiros por cima das pontes, a Piaget colocou-as por debaixo, libertando desta forma o espaço entre a engrenagem do canhão e o cristal. Quando este último se deforma pelos efeitos da pressão, aplica a pressão não aos ponteiros, que estão colocados por debaixo do nível da ponte, mas na ponte do trem de rodas, evitando desta forma qualquer consequência na frequência do movimento.

Versão “jóia”

Engastar um relógio implica uma arte exigente e que envolve toda uma série de limitações. Um relógio ultraplano permite unicamente tolerâncias infinitamente pequenas, para preservar o volume das suas linhas e as da sua caixa. A extrema delgadeza dos materiais deixa, por conseguinte, muito pouco espaço para engastar as joias. A versão joia do Altiplano 38 mm 900P, com um total de 4,71 quilates, estabelece um novo recorde de delgadeza, visto que se trata do relógio de Alta Joalharia mais plano do Mundo, com apenas 5,65 mm de espessura. Dos seus 304 diamantes, 33 encontram-se no mostrador, “pedras” em corte brilhante formam o anel interior.

O desenho desta peça distingue-se por uma esfera descentrada ressaltada por índices horários duplos e simples numa interpretação contemporânea do classicismo mais atemporal. Vestido com uma caixa em ouro de 18 quilates, o novo Altiplano 38 mm 900P também mantém um porte simples, fazendo esquecer que se trata de facto do relógio mecânico mais fino do Mundo.