B-Rocket – a Bell & Ross a 200 à hora!

Bruno Belamich

Bruno Belamich, o director criativo da Bell & Ross, é acima de tudo um designer. Começa a sua formação na década de 80, porém, o serviço militar obriga-o a interromper o curso, mas este “percalço” no seu percurso académico, fez nascer duas paixões: a aeronáutica e a cultura asiática. É precisamente este trinómio (design, aeronáutica, Ásia) que está na génese do grande projecto da sua vida: a marca relojoeira Bell & Ross, que funda em 1992 com o seu amigo de infância Carlos Rosillo.

 

Desde então, é por ele que passa o desenho das máquinas do tempo com o selo de qualidade da Bell & Ross. Conhecida que é esta marca relojoeira entre os apreciadores de alta relojoaria, pela qual Bruno Belamich é responsável, ele é também um irreverente e um “mente irrequieta”, o que o atirou para uma nova aventura, fazer um protótipo de moto de raiz, do zero, ou quase… E é assim que nasce o projecto B-Rocket, em parceria com a Harley Davidson: uma moto e não só, dois modelos de relógio são concebidos em paralelo. E é precisamente sobre esta nova paixão que a CHRONOS do tempo falou com Bruno Belamich.

 

CHRONOS do tempo – Como é que surgiu a ideia de desenhar uma moto? Qual foi a inspiração?

 

Bruno Belamich – Isto foi um projecto ousado, envolvendo não só o conceito de uma mota personalizada – como já tínhamos feito no passado – mas desenhar uma moto totalmente inspirada no mundo da aeronáutica e de acordo com os princípios de design da Bell & Ross. Isto foi possível após uma parceria firmada com Shaw Harley Davidson, o maior distribuidor e especialista em motos do Reino unido. Nós tivemos a ideia, e o conhecimento e a experiência de Shaw Harley Davidson's, permitiu-nos concretizar este projecto que podemos hoje admirar.

 

O nosso objectivo era desenhar um novo protótipo de moto, inspirado pelo mundo lendário das primeiros aviões a jacto americanos da década de 60 e pelas motos que tentavam bater recordes de velocidade no Nevada, em Bonneville. Com este “neo-retro look”, pretendemos melhorar a modernidade do passado recente. Este novo projecto com Shaw Harley Davidson vai para lá de uma parceria normal, é um projecto que nos envolve a ambos nas áreas um do outro, nomeadamente dos relógios, e da nossa inspiração, a aviação.

 

(Leia tudo na próxima edição da CHRONOS do tempo nº 26 – brevemente nas bancas)