Novo Panerai Table Clock

Panerai Table Clock

A nova provocação da Panerai não é “usável” no pulso… Segundo a marca, “Poderá uma esfera ter duas faces? No caso do novo Table Clock (PAM000581) da Officine Panerai é possível, pois a esfera em vidro mineral, perfeitamente transparente, oferece uma vista dupla fascinante: uma de frente, do famoso mostrador Panerai fixado no centro da esfera, e a outra de trás, que permite admirar os detalhes e os acabamentos do movimento de manufatura P.5000.

O mostrador do relógio Panerai, protagonista do novo Table Clock, representa um dos elementos mais reconhecíveis e emblemáticos da história da relojoaria mecânica. O design minimalista, marcado pela alternância de índices lineares com grandes números nos pontos cardinais, assegura uma excelente legibilidade que é acrescida pela própria construção do mostrador. Desde o final dos anos 1930, os relógios Panerai beneficiam de uma estrutura do mostrador em “sandwich”, composto por duas placas sobrepostas entre as quais é injetada uma substância luminescente, visível através dos orifícios da placa superior correspondendo aos índices. O mostrador, particularmente profundo, confere assim uma legibilidade irrepreensível, até em situações de pouca luminosidade, revelando ser absolutamente moderno como apenas os clássicos do design o conseguem ser. O hemisfério em vidro mineral, que protege o mostrador e tem em simultâneo um efeito de ampliação, também permite admirar outros detalhes de inspiração vintage, tal como as inscrições “Radiomir Panerai” e “8 Days” gravadas, não impressas, no mostrador.

O Table Clock é o primeiro relógio dotado de um movimento mecânico fabricado pela Officine Panerai: o calibre de manufatura P.5000 de corda manual, com uma reserva de marcha de oito dias, historicamente inspirado pelo movimento Angelus adotado nos relógios Panerai nos anos 1940. Esta elevada autonomia revela-se particularmente útil para um relógio de mesa, evitando ter de manipular a coroa durante mais de uma semana, graças a dois barriletes montados em série. A estrutura original do calibre, excecionalmente sólida, evoca a de alguns movimentos da época, cujo mecanismo se encontra fechado entre duas placas que cobrem a maior parte da engrenagem, deixando apenas visíveis alguns detalhes, tal como a roda de balanço e a roda intermediária.

A grande coroa às 12 horas está rodeada por um gancho em aço polido. A sua forma original – em honra da ligação da Officine Panerai ao mundo do mar e da vela – inspira-se na manilha, ferramenta comum nos barcos à vela que permite fixar as cordas ou cabos de aço de um modo simples e seguro. A base circular, realizada em aço escovado e personalizada com a inscrição “Officine Panerai” gravada, permite colocar a esfera em cima de uma mesa de maneira estável e elegante.”

 

Movimento: mecânico de corda manual, calibre Panerai P.5000, fabricado integralmente pela Panerai, 15¾ linhas, 4,5 mm de espessura, 21 rubis, volante Glucydur® que oscila a 21 600 alternâncias/hora. Dispositivo anti-choque KIF Parechoc®. Reserva de marcha de 8 dias, dois barriletes. Número de componentes: 127

Funções: horas, minutos.

Caixa: 65 mm de diâmetro, aço escovado e polido AISI 316L.

Mostrador: preto com números arábicos e índices luminescentes.

Referência: PAM00581.

Partilhe este artigo

publicidade