Os novos smart fortwo e forfor

Os novos smart fortwo e forfor

A revolução entra na fase seguinte – o smart fortwo sofreu melhorias em virtualmente todas as áreas. O conceito de referência de motor atrás do smart é disponibilizado pela primeira vez também no smart forfour de quatro lugares. A potência é fornecida pelos motores de três cilindros, com 45 kW/60 CV, 52 kW/71 CV e 66 kW/90 CV, enquanto a transmissão é conseguida através de uma caixa manual de cinco velocidades ou pela caixa automática de dupla embraiagem. A nova geração smart será lançada no mercado europeu em Novembro; o preço do fortwo com motor de 52 kW será inferior a 11.000 euros, enquanto o forfour custará mais 1.000€ com o mesmo motor.

A argumentação sobre as novidades da marca neste novo modelo continuam: pequenas saliências, comprimento mínimo, elevado ângulo de viragem. Os novos modelos smart têm tudo o que é necessário para manobrar elegantemente em qualquer lugar de estacionamento – e também em qualquer curva. Em termos do raio de viragem, o novo smart fortwo estabelece uma nova referência: com 6,5 m (de passeio a passeio) e 7,30 m (de parede a parede), simplifica extremamente as manobras de viragem. E o novo smart forfour vira praticamente no mesmo espaço dos fortwo anteriores (parede a parede: 8,75 m). As suas estatísticas são de 8,65 m (passeio a passeio) e 8,95 m (parede a parede). Realce para a abertura das portas traseiras, quase a 90° no smart forfour, e a possibilidade de rebater o encosto do banco do passageiro, standard em todas as versões.

Estarão disponíveis no lançamento duas motorizações a gasolina, de três cilindros: o motor naturalmente aspirado gera 52 kW/71 CV com uma cilindrada de 999 cc. O elevado binário do motor disponível a partir das 1000 rpm (máximo: 91 Nm a 2850 rpm) permite uma condução particularmente económica nas velocidades superiores, mesmo em trânsito urbano.

O topo de gama é o motor turbo com 66 kW/90 CV. O motor de 898 cc disponibiliza o binário máximo de 135 Nm às 2500 rpm. O turbocompressor totalmente novo possui uma válvula de escape controlada eletronicamente que permite o aumento da resposta do motor, em conjunto com uma redução do consumo de combustível. Outra funcionalidade distinta é o sistema de start/stop automático.

Para além do turbocompressor, uma vasta gama de outras medidas técnicas contribuem para a excelente eficiência do motor em termos de consumo de combustível e desempenho. Estas incluem o controlo variável de compressão e o ajuste variável das válvulas de admissão. Alguns meses depois do lançamento no mercado, a gama será alargada com um motor a gasolina básico com 45 kW/61 CV.

As duas versões da transmissão são igualmente novas no smart: os clientes podem optar entre uma transmissão manual de cinco velocidades e a transmissão twinamic de seis velocidades com dupla embraiagem.

As três linhas de equipamento (passion, prime e proxy) e um conjunto de itens opcionais, alguns dos quais destinados exclusivamente aos segmentos mais elevados, tornam cada smart fortwo ou smart forfour numa peça única. Mesmo na versão de acesso, os dois modelos oferecem um conjunto global de funcionalidades de segurança e conforto. Estas funcionalidades incluem luzes LED de condução diurna, fecho centralizado com comando à distância por rádio, sinal visual de verificação de fecho das portas e imobilizador, cruise control com limitador (limite de velocidade variável), indicador de temperatura exterior com aviso de gelo, painel de instrumentos com visor LCD monocromático e computador de bordo e vidros eléctricos à frente.

passion, prime e proxy são os nomes das três linhas que servem para configurar o smart fortwo e o smart forfour e proporcionar diferenciação, particularmente no interior. As suas funcionalidades incluem um volante multifunções de pele, um painel de instrumentos com visor a cores de 3,5 polegadas e bancos aquecidos.

Partilhe este artigo

publicidade