Ronaldo, Mariza e Benfica, eleitos pelos portugueses

Mariza

Se o cidadão português médio tivesse uma quantidade ilimitada de dinheiro à sua disposição e pudesse tomar decisões apenas com base na qualidade, conduziria um Mercedes, iria a concertos dos U2, Xutos & Pontapés ou da Mariza e iria aos estádios assistir aos jogos do S.L. Benfica.

Estes são os resultados do primeiro Estudo DEEPMA/QUDAL – QUality meDAL realizado em Portugal em Maio deste ano pela organização Suíça ICERTIAS – International Certification Association GmbH. Sediada em Zurique, esta entidade utilizou um questionário online, com base numa amostra de 1.200 portugueses com idades acima dos 15 anos.

O Estudo da QUDAL em Portugal abrangeu mais de cem categorias comerciais e não-comerciais (por exemplo: o melhor leite, o melhor carro, o melhor cantor nacional, etc). Os primeiros resultados deste complexo estudo foram processados e estão disponíveis para análise.

Como é salientado pela ICERTIAS, o Estudo QUDAL – QUality meDAL tem como objetivo destacar e popularizar a importância da qualidade. A ICERTIAS salienta que "com o projeto QUDAL, pretendemos chamar a atenção dos consumidores para o facto de que merecem viver melhor e devem exigir a melhor qualidade do mercado pelo seu dinheiro". "O direito à qualidade e a uma melhor qualidade de vida é particularmente importante hoje em dia, sobretudo num ambiente global exigente", conclui a ICERTIAS.

No Estudo QUDAL – QUality meDAL foi perguntado aos portugueses o que comprariam ou utilizariam, se o dinheiro não fosse um problema e pudessem dar prioridade à qualidade nas suas aquisições e consumo.

O estudo QUDAL – QUality meDAL mostra uma imagem completamente nova de Portugal e do mercado português e revela aquilo que os portugueses pensam do valor e qualidade disponíveis, e a forma como os reconhecem e valorizam.

Assim, o estudo de mercado da QUDAL não avalia a quota de mercado (vendas) ou o poder de uma marca, mas apenas a experiência e a opinião dos consumidores sobre quem, na sua opinião, oferece a melhor qualidade do país, em determinadas categorias.

A melhor ilustração da forma como os portugueses pensam em termos da melhor qualidade talvez esteja patente na categoria – "Carros em geral" do Estudo QUDAL – Quality DEEPMA.

Foi perguntada aos cidadãos portugueses que responderam ao inquérito QUDAL a seguinte questão relativamente a esta categoria: "Indique o nome do fabricante ou concessionário que, de acordo com a sua experiência e opinião pessoal, oferece a melhor qualidade no mercado português".

A maioria dos inquiridos respondeu a esta questão com "Mercedes".

O jogador de futebol Cristiano Ronaldo ocupa o primeiro lugar como o melhor desportista na opinião dos cidadãos portugueses, enquanto o S.L. Benfica é o melhor clube no Mundo (independentemente da modalidade desportiva).

A questão sobre qual o grupo musical que oferece a melhor qualidade do mundo teve como resposta a banda U2 pela maioria dos portugueses inquiridos. Nesta categoria, o artista ou cantor/a com a melhor qualidade no mundo é Shakira, que conseguiu o primeiro lugar nas votações.

Relativamente à qualidade das pessoas, projetos, organizações, etc., os inquiridos no Estudo QUDAL Portugal colocaram em primeiro lugar o S.L. Benfica na categoria "melhor clube desportivo Português" (independentemente da modalidade desportiva), enquanto Cristiano Ronaldo foi considerado o melhor na categoria dos melhores desportistas em Portugal.

Como grupo musical português de maior qualidade, a maioria dos inquiridos portugueses no Estudo QUDAL nomeou os Xutos & Pontapés, e na categoria "melhor cantor/a portuguesa" Mariza ocupa a primeira posição.

Na categoria comercial do Estudo QUDAL, os portugueses nomearam, por exemplo, como os fornecedores da melhor qualidade: Danone (categoria: iogurte); Zara (categoria: cadeia de vestuário); Samsung (categoria: telemóveis); Nivea (categoria: creme facial); Apple (computadores portáteis); Adidas (vestuário e calçado desportivo); Caixa Geral de Depósitos (banco); Pedras (água mineral), Continente (loja online) etc.

Metodologia e amostra

O Estudo QUDAL – QUality meDAL – Portugal 2014/2015 (www.qudal.com) foi realizado pela organização suíça ICERTIAS – International Certification Association GmbH (www.icertias.com) no território da República Portuguesa em maio de 2014, utilizando um inquérito online e o método CAWI – DEEPMA (Computer Assisted Web Interviewing – Deep Mind Awareness). Participaram neste estudo 1.200 cidadãos portugueses com idade acima dos 15 anos, utilizadores da internet. O Estudo QUDAL foi realizado na língua oficial do país em questão, ou seja, em português. O inquérito abrangeu todo o território da República Portuguesa.

A QUDAL – QUality meDAL (www.qudal.com) é um projeto da organização suíça ICERTIAS – International Certification Association GmbH (www.icertias.com).

O projeto QUDAL estuda e atribui prémios às entidades (produtos, serviços, personalidades públicas, cultura e desporto, etc.) que oferecem o mais alto nível de qualidade num determinado território – de acordo com os cidadãos – ou seja, os consumidores.

Partilhe este artigo

publicidade