A alegria nos relógios de Grisogono

Os novos relógios Allegra da de Grisogono

A de Grisogono, continua a surpreender com a originalidade (muitas vezes até irreverência) das suas colecções. Ao longo da sua existência, houve sempre a preocupação em conceber peças intemporais, divertidas, modernas e joviais, capazes de captar as atenções do mais variado tipo de consumidoras, seja pelo gosto, ou pela faixa etária. É o que acontece com a nova colecção Allegra, já no mercado nacional: “Segundo reza a lenda, Beethoven chorou de alegria ao compor o Hino à alegria na sua Nona Sinfonia, tocada quase inteiramente em allegro. Fawaz Gruosi é demasiado reservado por natureza para admitir que chorou de alegria, mas decerto que sentiu algo muito semelhante há dez anos, quando criou a sua colecção Allegra e a dedicou à sua filha com o mesmo nome.

Fawaz criou o seu próprio Hino à alegria um hino em homenagem à joie de vivre da sua filha Allegra, à alegria da juventude, um tributo à magia da joalharia com a sua vivacidade repleta de luz; captou e reteve a luz da vida. Desde então, o pai amadureceu e a filha cresceu. Passaram-se dez anos e a ligação entre ambos é mais evidente que nunca: os seus olhos brilham quando sorriem um para o outro, quer o andamento seja allegro maestoso ou allegro energico.

Para Fawaz Gruosi, o tempo assumiu um novo significado, enquanto assiste à transformação da sua filha numa jovem mulher. De tal forma que decidiu dedicar um relógio a Allegra. Um amuleto da sorte oferecido por um pai cujos sonhos, dias e noites são preenchidos com pedras preciosas cintilantes e cores deslumbrantes. Allegra, uma colecção que transforma a passagem do tempo em alegria. Allegra, o orgulho de um pai e uma jóia de sonho.

 

Um relógio pode tornar-se numa jóia

Ainda mais do que o círculo, o quadrado representa a essência do estilo da relojoaria de Fawaz Gruosi. O relógio Allegra – que foi gradualmente ganhando forma na imaginação de Fawaz dez anos antes de se materializar nas oficinas de de Grisogono – é um quadrado duplo, um quadrado elevado ao quadrado, um quadrado com o poder de dois.

Guarda o tempo numa fortaleza e cerca-o com o fogo, a luz e a energia deslumbrantes das pedras preciosas; estas gemas esculpem a forma quadrada perfeitamente proporcionada da caixa. Muito mais do que um relógio, é uma jóia que indica as horas; mas, acima de tudo, é essencialmente uma pulseira exuberantemente feminina.

Para decidir como colocar este quadrado duplo no pulso, Fawaz Gruosi recuperou a essência dos relógios de pulso dos anos 30, quando as estrelas do grande ecrã usavam relógios de pulso preciosos com delicados braceletes de corda.

Existe uma clara alusão a Hollywood na ampla variedade de braceletes coloridos que adornam a nova colecção Allegra: um espírito de dolce vita, de joie de vivre que se renova diariamente. É a promessa de uma jóia que irá proporcionar a todos os que vivem a vida em modo allegreto uma sensação de prazer pessoal, transcendente ao acto de indicar as horas. Acima de tudo, a colecção Allegra consiste na criação de um companheirismo afectuoso, multifacetado e colorido, entre o relógio e a mulher que o usa. Os laços em couro apertam e libertam. A sua flexibilidade é um símbolo da lealdade que acompanha todos os movimentos. Allegra: um relógio para os jovens e os de espírito jovem. Acima de tudo e sempre, eternamente jovem.

 

Uma colecção divertida

As diversas criações que compõem a colecção transmitem uma sensação de movimento perpétuo – um fascínio por traços finos e grossos, uma tensão constante entre explosões do coração e da razão, o desconhecido para a razão quando confrontada com a paixão pela joalharia.

Dedicada a uma nova geração de mulheres que se atrevem a expressar todo o seu esplendor e a explorar formas e expressões de individualidade diferentes, esta colecção renuncia aos estereótipos do convencionalmente “delicado”. Nascida a partir de um sonho de beleza insolente e concebida em preciosidade, a colecção combina maliciosamente ouro, couro e pedras preciosas. Com cores vivas que evocam a suavidade e o esplendor, a colecção Allegra proporciona prazeres sensoriais ocultos pela inimitável magia da de Grisogono.”

Partilhe este artigo

publicidade