Maître Cabinotier Astronomica e as estrelas… por 1,65 milhões de euros

Relógio Vacheron Constantin Maître Cabinotier Astronomica

A Vacheron Constantin voltou a propor aos seus mestres relojoeiros mais especializados o desafio de criar um relógio Grande Complication extraordinariamente sofisticado, dotado com um conjunto excecional de funções. Deste desafio, nasceu o Maître Cabinotier Astronomica, com um preço aproximado de 1,65 milhões de euros.  

Assim nasceu um modelo único e exclusivo denominado “Maître Cabinotier Astronomica”, movido pelo Calibre de carga manual 2755-B1, que reúne 15 das mais exigentes complicações da Alta Relojoaria, acrescentando funções astronómicas. Este excepcional movimento, que incorpora um compêndio de excelência horológica e que está distinguido com o prestigiado Punção de Genebra, está alojado numa caixa de ouro branco de 47 mm de diâmetro e 19,1 mm de espessura.

Inspirado no relógio mais complicado do mundo – o famosíssimo Tour de l’Ille, da Vacheron Constantin – que em 2005 rendeu uma eloquente homenagem ao 250º aniversário da Manufatura com sede em Genebra, o exclusivo relógio Maître Cabinotier Astronomica volta a dar um testemunho do admirável “savoir faire” adquirido pela marca na arte de combinar múltiplas complicações num espaço extremamente reduzido.

O Calibre 2755-B1 é um dos mais complexos até agora elaborados pela Manufatura em toda a sua história, acrescentando uma série de complicações invulgares, principalmente de natureza astronómica. Este movimento mecânico de carga manual, com uma reserva de marcha de 58 horas, oferece uma original combinação de 15 complicações, movidas por 839 peças, contidas em modestos 33,90 mm de diâmetro e 12,15 mm de espessura.

AS FUNÇÕES

Estas numerosas e úteis funções, que podem ser lidas tanto no lado do mostrador como no fundo da caixa, constituem uma autêntica exibição técnica. Em primeiro lugar, por agregar os mecanismos específicos das 15 complicações num relógio de pulso e garantir que funcionem perfeitamente; em segundo lugar por assegurar uma ótima legibilidade e comodidade no pulso; e, em terceiro lugar, por manter um design sofisticado e linhas contidas e estilizadas.

Além disso, tanto este exclusivo relógio de pulseira como o seu movimento foram distinguidos com o prestigiado Punção de Genebra. Este modelo Grande Complication, denominado Maître Cabinotier Astronomica, é um perfeito compêndio das refinadas técnicas dominadas pela Manufatura desde 1755, também evoca o espírito do “Atelier Cabinotiers” criado pela Vacheron Constantin em 2006.

Vejamos as complicações que este relógio oferece: Repetição de minutos, equação do tempo, turbilhão, calendário perpétuo, data, dia da semana, mês, anos bissextos, reserva de marcha, horas do nascer e pôr-do-sol.

Além das horas e minutos, não menos de 11 complicações são mostradas com clareza e distinção na parte frontal ou no lado do mostrador. Duas das mais sofisticadas e destacadas complicações da Alta Relojoaria, a repetição de minutos e o turbilhão, combinam-se com diferentes funções complexas de tipo astronómico: um calendário perpétuo, uma equação do tempo e indicações das horas do nascer e pôr-do-sol. Entre estas cativantes complicações, a repetição de minutos merece especial atenção dado que está dotada com um engenhoso regulador de campainha centrípeto, desenvolvido pela Manufatura Vacheron Constantin.

Perfeitamente silencioso e capaz de evitar o excessivo desgaste ao qual estão submetidos os mecanismos de campainha frequentemente utilizados, permite regular a duração da sequência musical com o fim de assegurar que as notas que tocam para as horas, quartos e minutos, sejam melodiosas e distintivamente audíveis quando os martelos batam nos timbres da campainha.

 Além da repetição de minutos, o mostrador revela um imponente turbilhão às 6 horas, dotado, à maneira tradicional, com uma gaiola que tem a forma da Cruz de Malta, o emblema da Manufatura. O turbilhão roda numa velocidade de uma volta completa por minuto, utilizando para tal, o efeito da gravidade para melhorar a precisão do movimento, além de desempenhar a função de um pequeno mostrador de segundos.

Por sua parte, o calendário perpétuo, a “memória do tempo vindouro” é capaz de seguir os meandros do calendário gregoriano, sem outra intervenção humana além de um ajuste da data a cada 400 anos. As indicações estão simetricamente dispostas, com o dia da semana situado às 9 horas, o mês às 12 horas e a data às 3 horas, enquanto o indicador de ano bissexto está discretamente colocado à 1.

Implantar no relógio uma equação do tempo, outra complicação fascinante que se mostra mediante um ponteiro curto colocado às 10:30, também requer um considerável “savoir faire”. Permite medir a diferença em minutos entre a hora solar e a hora oficial.

Apesar de a humanidade ter decidido por motivos práticos dividir cada ano em 365,25 dias, cada dia em 24 horas e cada hora em 60 minutos, o tempo mostrado pelo sol, o tempo “verdadeiro”, difere em função do dia do ano. Este atraso ou adiantamento varia todos os dias, mas permanece dentro de um intervalo de -16 a +16 minutos.

Este relógio também tem outro tipo de complicação astronómica que é uma raridade no campo da alta relojoaria: a hora do nascer e pôr-do-sol. Esta complicação, que pressupôs um processo de desenvolvimento particularmente delicado, oferece uma indicação exacta desta informação num lugar determinado da Terra, o que, por sua vez, significa que o cliente deve escolher previamente a cidade da qual deseja ter a informação sobre a hora de saída e do pôr-do-sol. As indicações mostradas por esta informação são rigorosamente simétricas: o nascer do sol aparece às 8 horas e o pôr-do-sol às 4 horas.

OS MISTÉRIOS DO COSMOS

O reverso desta peça é tão fascinante como o verso, posto que aloja quatro complicações e mostra sete úteis e interessantes funções: um mapa celeste, o solstício, o equinócio, o tempo sideral, a fase e a idade da Lua, as estações e os signos do zodíaco, que em conjunto formam uma série de complicações estelares que são extraordinariamente invulgares no firmamento da Alta Relojoaria. Este insólito mostrador, dedicado exclusivamente à visualização das funções astronómicas, está organizado em dois níveis.

O disco central é portador de um mapa celeste do hemisfério Norte, bem como dos quatro pontos cardeais. Através de duas aberturas ao Norte e ao Sul, mostram-se de maneira simétrica os meses do ano e o tempo sideral, que correspondem ao tempo “verdadeiro”. Esta última indicação satisfaz uma necessidade dos mestres relojoeiros, pois permite-lhes ajustar o mapa celeste em função da cidade de referência escolhida pelo cliente único.

Um pequeno ponteiro que gira em círculo ao borde do primeiro mostrador mostra a idade da Lua, que é o número de dias transcorridos desde a última lua cheia. Por sua parte, o segundo mostrador oferece uma ampla panóplia de funções astronómicas extraordinariamente interessantes.

Um ponteiro central longo e estilizado, adornado com um Sol no seu contrapeso, roda em torno do mostrador, indicando a data no bordo exterior do disco. Também indica o signo zodiacal, a estação e, por último, o equinócio ou o solstício correspondente à data atual.

O equinócio caracteriza-se pela igual duração do dia e da noite, enquanto o solstício corresponde à duração mínima ou máxima do dia, e tem lugar duas vezes por ano, em torno ao dia 21 de junho no caso do solstício de Verão e 21 de dezembro no caso do solstício de Inverno. Os dias anteriores e posteriores ao solstício de Verão são os mais longos do ano, enquanto os que rodeiam o solstício de Inverno são os mais curtos. Os equinócios são os dois dias em que o Sol muda de hemisfério e passa sobre o equador no seu zénite exato. O ano tem dois equinócios: um entre o 19 e o 21 de março e o outro entre 22 e 23 de setembro. Considera-se que estas datas correspondem ao início da primavera e do Outono.

 

FICHA TÉCNICA

VACHERON CONSTANTIN MAÎTRE CABINOTIER ASTRONOMICA

Referência 80174/000G-9995

Relógio distinguido com o Punção de Genebra

Calibre 2755 B1

Desenvolvido e manufaturado pela Vacheron Constantin

Mecânico, carga manual

33,9 mm de diâmetro

12,15 mm de espessura

Aproximadamente 58 horas de reserva de marcha

2,5 Hz (18.000 alternâncias/hora)

839 peças

42 rubis

Indicações Horas, minutos

Pequenos-segundos às 6 horas na gaiola do turbilhão

15 COMPLICAÇÕES:

1. Repetição de minutos

2. Turbilhão

3-7. Calendário perpétuo (data, dia da semana, mês, ano bissexto)

8. Reserva de marcha

9. Equação do tempo

10. Hora do nascer do Sol

11. Hora do pôr-do-sol

12. Mapa celeste

13. Idade e fases da Lua

14. Horas e minutos siderais

15. Estações, signos zodíacos

– Configuração ajuste de horas e minutos: coroa de dar corda (2 posições)

Ajuste da fase lunar: botão de correção na caixa

Ajuste do calendário perpétuo: dois botões de correção na caixa

Ajuste do mapa celeste: com coroa e botão roscado

Caixa ouro branco de 18 quilates

47 mm de diâmetro, 19,1 mm de espessura

Mostradores ouro branco de 18 quilates, opalino de cor ardósia

Marcadores horários aplicados em ouro branco de 18 quilates

Ponteiros de ouro branco de 18 quilates

Pulseira pele de crocodilo preta, cosida à mão, acabamento artesanal

Fecho Triplo de báscula em ouro branco de 18 quilates

Forma de meia Cruz de Malta polida

Caixa-Cofre Prestígio com dispositivo de carga, elaborado com madeira Makassar

Acessórios Entregue com uma caneta corretora, lupa e caixa de ressonância “La Musique du Temps”, que amplifica o som e a harmonia das notas da repetição de minutos Vacheron Constantin

Peça única

« Pièce unique » gravado no fundo

Partilhe este artigo

publicidade