2 milhões de euros e o relógio aniversário da Patek Philippe…

Patek Philippe Grandmaster Chime Ref. 5175

Para comemorar o 175 º aniversário da sua fundação, a Patek Philippe criou uma coleção de relógios comemorativos em edições limitadas, incluindo um em especial: o Grandmaster Chime 5175R, o relógio de pulso mais complicado da marca e um dos mais complicados do Mundo. Para usar um destes relógios no pulso, são precisos cerca de dois milhões de euros: o preço da exclusividade…

O Grandmaster Chime é também o primeiro relógio de pulso com duas “faces” Patek Philippe, que podem ser, de acordo com os desejos, qualquer um dos mostradores visíveis. Esta hipótese de rotação da caixa é garantida por um mecanismo de rotação que está alojado nas ligações da pulseira, extremamente fácil de usar. Informações essenciais, tais como horas, minutos e data, podem ser lidas em ambas as opções.

O Patek Philippe Grandmaster Chime impõe-se com os sues 47 mm de diâmetro da caixa, onde se aloja um movimento que proporciona um total de 20 complicações, tais como um pequeno e um grande carrilhão, a repetição minutos, calendário perpétuo instantâneo com indicação do ano com quatro dígitos, um segundo fuso horário e patentes mundiais: um alarme sonoro para as horas e uma repetição da data. Outras quatro patentes marcam esta peça excepcional.

A concepção deste relógio exigiu mais de 100.000 horas de trabalho para o desenvolvimento, produção e montagem, das quais 60 mil, foram dedicadas aos componentes do movimento. Cada calibre tem 1.366 peças e a caixa 214, ou seja, um total de 1.580 peças por relógio. Portanto, para produzir os sete exemplares previstos para este relógio comemorativo, o Patek Philippe Grandmaster Chime implicou a produção de nada menos do que 11.060 componentes cuidadosamente acabados e montados à mão.

Vejamos as 20 funções desta “máquina do tempo”:

1-Grande Sonnerie

2-Petite Sonnerie

3-Repetição de minutos

4-Exibição de modo Strikework (Silence / Grand Sonnerie / Petite Sonnerie)

5-Alarme com ajuste

6-Repetição de data

7-Indicador de reserva de marcha

8-Indicador de reserva de marcha com ajuste autónomo

9-Exibição do ajuste “Strikework”

10-Segundo fuso horário

11-Segundo fuso horário e indicador dia dia/noite

12-Calendário perpétuo instantâneo

13-Indicador dia da semana

14-Indicador do mês

15-Data (em ambos os mostradores)

16-Indicação de ano bissexto

17-Indicação do ano com quatro dígitos

18-Função 24 horas

19-Fase da Lua

20-Indicador de Posição da coroa

Cada um dos sete exemplares que a marca vai produzir deste Grandmaster Chime vai custar aproximadamente 2 milhões de euros; o preço da celebração, exclusividade e a “arte de saber fazer”. Um deles passará a estar exposto no museu da marca em Genebra.