BR-X1, um cronógrafo high-tech da Bell & Ross

O novo relógio da Bell & Ross, o BR-X1

A Bell & Ross acaba de apresentar o BR-X1, um cronógrafo high-tech de aparência desportiva, simultaneamente robusto e sofisticado. Com uma concepção totalmente revolucionária, o BR-X1 inicia uma nova coleção da Bell & Ross e escreve um capítulo inédito na história da marca. Versão extrema do BR-01, o emblemático relógio quadrado inspirado na instrumentação aeronáutica, o BR-X1 é muito mais do que um relógio desportivo contemporâneo com o padrão da relojoaria topo de gama. É o “Ultimate Utility Watch” por excelência.

 

O BR-X1 é um cronógrafo topo de gama de aspecto absolutamente desportivo e com acabamentos relojoeiros sofisticados. À imagem dos aviões de caça furtivos do século XXI, cujas cabinas futuristas são construídas a partir de materiais nobres e tecnologicamente avançados como forma de otimizar a sua estrutura, o BR-X1 é um relógio blindado, inventivo, musculado, técnico, viril.

O BR-X1 está para a alta relojoaria como os aviões de caça de quinta geração estão para a aeronáutica: uma garantia de máximo desempenho.

Tão resistente como um 4×4 e leve como um drone, o BR-X1 distingue-se graças à concepção inovadora da sua caixa de 45 mm em titânio grau 5. Para protegê-la da passagem do tempo e de todos os impactos possíveis, a caixa quadrada do BR-X1 é revestida por um «cinto» de cerâmica high-tech e borracha, concebido como uma protecção periférica que desempenha o papel de escudo defensivo.

Inovadores, os botões basculantes, que permitem accionar as funções do cronógrafo, são também concebidos em cerâmica high-tech com inserções ergonómicas de borracha. O objectivo: optimizar a sua preensão e solidez. Às nove horas, uma inserção ergonómica de borracha para o polegar foi igualmente integrada na caixa para facilitar o manuseamento durante a activação das funções do cronógrafo, mesmo com luvas.

Leve graças ao titânio, resistente a riscos graças à cerâmica, ergonómico graças à borracha, o BR-X1 alia resistência, leveza e funcionalidade. De aspecto desportivo e concepção complexa, a sua caixa está dotada de parafusos funcionais não indexados. O vidro é de safira com tratamento antirreflexo, para assegurar uma legibilidade optimizada em qualquer situação. Revolucionária e ultra-masculina, a concepção com múltiplos materiais (titânio, cerâmica, borracha) desta caixa de nova geração permite combinações infinitas. E abre as portas a um vasto campo de criação dedicado, entre outros, à personalização.

O cronógrafo é, sem dúvida, a complicação rainha da aviação. Permite a medição dos tempos curtos e impõe-se como uma ferramenta indispensável à navegação. É por estes motivos – mas não exclusivamente – que o cronógrafo sempre beneficiou de um lugar especial na Bell & Ross, especialista em relógios de aviação. Em rigor, o BR-X1, a mais recente criação da Bell & Ross, é um cronógrafo.

Único, o seu movimento cronógrafo esqueletizado é um motor de excepção que reúne acabamentos de alta relojoaria e leveza extrema. Arquitectada em forma de X, a sua ponte superior com tratamento DLC preto é visível como uma assinatura identitária. Um «X» como nome de código, que faz referência aos projectos experimentais da NASA, e que deu o seu nome ao BR-X1.

Como manda a tradição na Bell & Ross, o fundo do BR-X1 em titânio grau 5 apresenta uma pequena abertura circular que permite admirar o bater do coração do balanço. Em vidro mineral com coloração cinzenta e dotado de indexes metálicos aplicados com inserções fotoluminescentes, o mostrador oferece uma total transparência sobre este movimento.

Com revestimento Superluminova, os ponteiros sofisticados oferecem uma excelente legibilidade. Ao centro, as horas e os minutos lêem-se de forma tradicional, enquanto o indicador dos segundos pequenos está situado às 3 horas. A janela da data esqueletizada encontra-se às 6 horas. Sem ponteiro, o contador que totaliza os minutos da função do cronógrafo está situado às 9 horas, graças a um disco ultra-leve de alumínio que se assemelha às pás de um reactor. Indispensável para os cálculos de velocidade, a escala de taquímetro surge no aro; cada função dedicada ao cronógrafo é materializada através de um subtil toque de vermelho.

Em borracha, a bracelete preta é decorada com uma trama que faz lembrar as braceletes em têxtil dos astronautas, os derradeiros aventureiros dos tempos modernos. Concebida em aço e equipada com uma inserção moldada de borracha preta, a fivela alia robustez e requinte. Assemelha-se a uma bracelete com um eixo e dois parafusos sextavados.

 

Características Técnicas

Movimento Bell & Ross: mecânico automático. Cronógrafo esqueletizado.

Funções: horas, minutos e pequenos segundos. Data esqueletizada às 6 h. Cronógrafo com contadores de 60 s e 30 min.

Caixa: diâmetro de 45 mm. Titânio e cerâmica com inserções de borracha. Botões basculantes. Fundo com abertura em vidro de safira com coloração, centrado no balanço.

Mostrador: vidro mineral com coloração cinzenta. Ponteiros das horas e dos minutos metálicos esqueletizados, revestidos com Superluminova. Indexes metálicos aplicados com inserções Superluminova.

Vidro: safira com tratamento antirreflexo.

Estanquecidade: 100 metros.

Bracelete: borracha preta com trama.

Fivela: fuzilhão. Aço com inserção de borracha.

Partilhe este artigo

publicidade