Maserati Quattroporte “vestido” por Ermenegildo Zegna

Maserati Quattroporte Zegna Limited Edition

No ano do centenário da marca, e na sequência do êxito do Quattroporte Zegna Limited Edition, disponibilizado em apenas 100 unidades, a Maserati e a Ermenegildo Zegna escolheram o Ghibli como a evolução natural da sua parceria, apresentando assim um concept car absolutamente único.

O Maserati Ghibli S Q4, desenvolvido em colaboração com a Ermenegildo Zegna, representa uma nova e exclusiva interpretação estilística; com o seu visual dinâmico e contemporâneo, visa satisfazer as exigências de um público amante do luxo e apreciador dos detalhes, e foi criado para dar vida, no futuro, a uma oferta de produto renovada. A carroçaria é pintada numa cor exclusiva com acabamento de três camadas, e as jantes de 20 polegadas contam também com uma cor especialmente desenvolvida para o efeito; o interior foi concebido como a máxima expressão do estilo e da exclusividade, que se expressa através de um esquema de cores contrastante, em que se combinam as melhores peles e os esplêndidos bordados Zegna.

O concept car Maserati Ghibli S Q4 by Ermenegildo Zegna, apresentou-se em estreia mundial no Salão de Paris, e destaca-se do resto da actual gama Ghibli graças a um acabamento de pintura, aos materiais e aos acabamentos verdadeiramente especiais; representa um tributo à harmonia dos opostos, uma síntese estilística entre design sofisticado e dinamismo tecnológico.

Pensado para constituir o ponto de partida rumo a uma futura e renovada linha de produtos da Maserati, a interpretação especial dada a este concept sublinha o seu carácter e o seu valor estético, tornando-o ainda mais exclusivo graças aos materiais desenvolvidos em colaboração com a Ermenegildo Zegna e adaptados ao interior do veículo para traduzirem uma personalidade fortemente contemporânea.

O exterior é caracterizado pela nova e exclusiva cor Azurro Astro; a tecnologia de produção tem por base uma tripla camada de pigmentação, que garante uma sensação de profundidade, brilho e iridiscência, realçada pelas alterações dos tons de azul nos pontos de luz mais intensos, até alcançarem uma tonalizada cinza nos pontos de sombra. Os pigmentos de alumínio utilizados nesta cor especial enfatizam as linhas do automóvel e evidenciam o perfil musculado da carroçaria; os traços esculpidos da carroçaria são fortemente realçados por esta cor, ao passo que a superfície transparente garante-lhe profundidade e um acabamento brilhante.

Outra característica que se destaca de imediato são as jantes Urtano de 20 polegadas, com a sua cor distintiva especialmente desenvolvida para este concept car; este acabamento, denominado Liquid Metal, enfatiza o estilo desportivo, a alta tecnologia e o posicionamento luxuoso do deisgn do veículo.

Como se esperaria da proverbial excelência representada pela parceria entre a Maserati e a Zegna, o foco, em termos de estilo, neste concept, está, sobretudo, no interior. A experiência partilhada com o Quattroporte Zegna Limited Edition ajudou a Ermenegildo Zegna a criar um tecido de pura seda, que combina um toque suave com uma a aparência elegantemente tecnológica, resultando num alto impacto visual.

Dinamismo e contemporaneidade são as palavras chave para interpretar a combinação bicolor e bimaterial do habitáculo – num ambiente marcado por zonas em couro genuíno e outras em seda antracite.

A pele natural “Poltrona Frau” combina-se com a seda tecida micro-chevron da Ermenegildo Zegna, num padrão que marca de forma indelével o interior. A seda, um material intrinsecamente sofisticado, alcança um ainda maior esplendor através dos bordados artesanais e dos remates das costuras dos bancos. Nos painéis das portas, a seda com padrão em jersey “sal e pimenta” é realçada pela combinação com os bordados verticais.

No que diz respeito aos bancos, a finíssima pele genuína, dotada de costuras em cinzento claro, combina-se com uma inserção central em seda micro-chevron, tecida em linhas verticais, nos assentos e nas costas; o centro desta área, debruado por costuras em pele, inclui um bordado especial macro-chevron que garante uma sensação tridimensional, um toque suave e uma aparência tecnológica.

Nos painéis das portas, a secção central está revestida a seda Jersey da Zegna confeccionada com linhas diagonais e ornamentada com costuras ornamentais “ton-sur-ton” com bordados verticais. Este mesmo tecido é utilizado para revestir o tejadilho, a secção superior dos pilares e as palas para o sol, estas últimas contando com a etiqueta “Ermenegildo Zegna Exclusively for Maserati” na face interior. O sofisticado e luxuoso acabamento interior do veículo é ainda expresso pelos encostos de cabeça, que contam com o emblema do Tridente gravado e costuras contrastantes.

Ainda no interior, o dinamismo deste concept car é confirmado também pelas preciosas inserções em fibra de carbono brilhante, aplicadas no túnel central e nos painéis das portas; graças à elaborada tecedura e à espessura da camada transparente, este material destaca a percepção da natureza dinãmica, tecnológica e de superior qualidade do habitáculo.

Este modelo conta com outras características exclusivas, como sejam os tapetes com inserções em pele, o nome Ghibli bordado e costuras em pele, fixados ao piso do veículo através de botões em alumínio fresado; as soleiras das portas também são um elemento precioso e foram especialmente desenhadas para este concept car: em alumínio polido, com acabamento acetinado, contam com uma inserção em carbono brilhante e exibem o logo da Maserati. Uma exclusiva placa Ermenegildo Zegna Edition foi aplicada no pilar central exterior e no túnel entre os bancos dianteiros.

O Ghibli Ermenegildo Zegna Edition é animado pelo motor V6 biturbo de 410 cv de altas prestações, combinado com a tracção integral “Q4”, garantindo uma aceleração 0-100 km/h em apenas 4,8 segundos, graças a um binário máximo de 550 Nm, estando ainda apto a alcançar uma velocidade maxima de 284 km/h.

Partilhe este artigo

publicidade