Panerai reabre boutique histórica em Florença

Panerai reabre boutique histórica em Florença

A Officine Panerai reabriu e amplia a sua boutique histórica em Florença, a cidade na qual a marca foi fundada, tendo contratado a arquitecta designer Patricia Urquiola para desenvolver o projecto.

Situada no centro do Florença, na Piazza San Giovanni, voltada para o impressionante Duomo da cidade, a boutique histórica da Panerai passou de uma área de 58 metros quadrados para uma de 285 e passou de uma a quatro grandes vitrinas. A loja divide-se em dois andares: o andar térreo, de frente para a piazza, e o andar de cima, com uma janela ampla oferecendo uma vista magnífica sobre o Batistério.

Patricia Urquiola, a famosa designer espanhola, reinterpretou a estética e os códigos técnicos da casa de relojoaria, respeitando ainda assim a identidade da marca e mantendo fielmente o conceito de uma oficina, onde a história da Officine Panerai nasceu.

A boutique de Florença é realmente única, comparada a todas as outras boutiques desenhadas por Urquiola, permanecendo ao mesmo tempo consistente com o conceito desenvolvido para as novas ou renovadas lojas de Paris, Hong Kong, Nova Iorque e Miami.

A boutique de Florença tem vários elementos típicos e únicos: madeira de nogueira é um factor recorrente e é usado em todo o lado, desde os tectos trabalhados às vitrinas dos relógios e às mesas.

Para esta boutique, Urquiola decidiu usar outro elemento que é característico da tradição italiana: o mármore escolhido para o chão é “striato olimpico”, um material com grande impacto visual que cria padrões geométricos espectaculares. Sendo um elemento recorrente em todas as boutiques Panerai, Urquiola escolheu o cobre, um metal que recorda o mundo do mar e dos navios; este material é usado para as mesas e lâmpadas, e na boutique de Florença o balcão de recepção fica envolvido por múltiplos elementos em cobre antigo em forma de coluna.

No piso térreo, no centro da boutique, encontra-se uma grande placa na qual se lê: “Bottega d’arte e archivio storico” (“Oficina e arquivo histórico”). A boutique será a única em Itália com uma zona de exposição para exibir periodicamente instrumentos do Museu de História que retrata a história da marca. Urquiola reservou também uma área destinada ao relojeiro que poderá atender os clientes e ajudá-los e fazer reparações.

O andar de cima é destinado a vendas especiais: neste espaço, a superfície do solo é de “cotto Fiorentino”, telhas clássicas de terracota de tradição Florentina, e aqui são expostas peças históricas, inclusivamente os dois relógios de pêndulo, um relógio de parede e dois tornos.

Com a abertura da nova loja desenhada por Urquiola, a Officine Panerai possui agora 64 lojas pelo Mundo, cinco delas em Itália (duas em Florença, uma em Veneza, uma em Portofino e outra em Milão).

Partilhe este artigo

publicidade