Porsche 911 GT3 RS revela-se em Genebra

Porsche 911 GT3 RS

A Porsche aproveitou o Salão Automóvel de Genebra para apresentar oficialmente o novo Porsche 911 GT3 RS actualmente na quinta geração. O 911 GT3 RS é propulsionado por um motor de seis cilindros com 4,0 litros de cilindrada, 500 CV (368 kW) e um binário de 480 Nm, combinado com uma transmissão PDK especialmente desenvolvida.

O motor atmosférico com injecção directa, o mais potente e com mais cilindrada na família 911, acelera o desportivo de alto desempenho em 3,3 segundos dos 0 aos 100 km/h e em 10,9 segundos dos 0 aos 200 km/h. O consumo em NEDC é de 12,7 l/100 km.

Funções como a desembraiagem via “Paddle Neutral”, comparável ao accionamento da embraiagem numa caixa de velocidades convencional, e a limitação de velocidade através do botão “Pit Speed” estão adaptadas à utilização no desporto automóvel. Por um lado, dão maior liberdade dinâmica ao condutor, por outro, oferecem-lhe um maior apoio na condução em pista.

O 911 GT3 RS é um exemplo perfeito da construção inteligente de baixo peso. O tejadilho é feito de magnésio, os guarda-lamas dianteiros, os capots dianteiro e traseiro são de fibra de carbono, outros componente de baixo peso são fabricados em materiais alternativos.

Com 1420 kg, o modelo RS pesa cerca de 10 kg menos do que o 911 GT3. Além do mais, o tejadilho leve baixa o centro de gravidade do desportivo e melhora a extraordinária dinâmica transversal. A carroçaria provém do 911 Turbo e, com os apêndices aerodinâmicos específicos do RS, reforça o seu estatuto de máquina de condução próxima do desporto automóvel. O lábio do spoiler dianteiro, que chega quase até ao piso da estrada, e a asa traseira de grandes dimensões reforçam a impressão imponente.

Uma reentrância com uma largura de 30 cm percorre a parte central do capot dianteiro em plástico reforçado com fibra de carbono e do tejadilho de magnésio. Faz lembrar a estampagem na tampa da bagageira dos modelos 911 clássicos com motor refrigerado a ar e distingue hoje os dois maiores componentes de peso reduzido no 911 GT3 RS. Outras características, são as exclusivas saídas de ar das cavas das rodas dianteiras, que, tal como nos carros de corrida puros, se estendem até à parte superior dos guarda-lamas e aumentam a força descendente no eixo dianteiro.

O chassis do 911 GT3 RS está afinado para o máximo em termos de dinâmica de condução e precisão. O eixo traseiro direccional e o Porsche Torque Vectoring Plus com bloqueio transversal totalmente variável do eixo traseiro, aumentam a agilidade e a dinâmica. As vias mais largas do eixo dianteiro e do eixo traseiro resultam numa maior estabilidade de oscilação comparativamente com o 911 GT3. Além disso, o 911 GT3 RS dispõe dos pneus mais largos de todos os modelos 911. O resultado: um comportamento de entrada em curva mais ágil e velocidades em curva mais elevadas.

O equipamento interior do 911 GT3 RS com elementos em Alcântara baseia-se no 911 GT3 actual. O condutor e o passageiro sentam-se em bacquets integrais de fibra de carbono, desenvolvidos originalmente para o 918 Spyder. Do equipamento de série fazem parte ainda o pacote Clubsport com barras anti-capotamento aparafusadas atrás dos bancos dianteiros, a pré-instalação do interruptor principal da bateria, bem como o cinto de segurança de seis pontos fornecido para o lado do condutor e o extintor com o suporte. O pacote Sport Chrono opcional inclui, para além dos cronómetros integrados, também a Porsche Track Precision App para o smartphone. A Track Precision App permite cronometrar automaticamente, por exemplo, os tempos de volta através de GPS e registar e gerir vários da dos de condução no smartphone, tal como a velocidade, aceleração transversal, comporta mento de travagem e de aceleração, assim como partilhá-los e compará-los com outros condutores.

Partilhe este artigo

publicidade