Junkers 8152-20KH, a pensar nos helicópteros

Junkers 8152-20KH, da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha Portuguesa

A Sociedade de Relojoaria Independente (SRI) apresentou mais um modelo especial para as Forças Armadas: o relógio Junkers 8152-20KH, que assinala os 20 anos e as 20.000 horas de voo da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha Portuguesa.

O relógio foi produzido numa série numerada e limitada a 50 peças, das quais estão disponíveis apenas 15 unidades para venda ao público. Os restantes relógios foram já entregues aos militares da Esquadrilha de Helicópteros numa cerimónia realizada recentemente na base aérea do Montijo.

A SRI, que possui já uma longa história de criação de séries especiais para os diferentes ramos das Forças Armadas, recorreu à Pointtec, empresa alemã detentora da marca Junkers, para produzir o modelo 6152-20KH.

A Junkers foi uma escolha natural para estes relógios, uma vez que é uma marca associada a um dos grandes pioneiros da história da aviação, o engenheiro e inventor Hugo Junkers, responsável pela criação de algumas das mais emblemáticas aeronaves de sempre.

Para esta série limitada foi montada uma coroa específica e produzida uma decoração especial do mostrador, alusiva aos 20 anos e 20.000 horas de voo da esquadrilha de helicópteros.

Para o movimento foi selecionado o calibre suíço ETA 2824-2, lendário pela sua precisão e fiabilidade – valores que também associamos à Esquadrilha de Helicópteros.

Trata-se de um movimento de alta precisão, com 25 rubis e que funciona a 28.800 alternâncias/hora (4 Hz), montado numa caixa de titânio de acabamento acetinado com 42 mm de diâmetro.

Tal como acontece com todos os calibres mecânicos automáticos, este movimento mantém-se a funcionar apenas com o movimento do pulso do seu utilizador, tendo uma autonomia máxima de cerca de 40 horas.

O mostrador, protegido com vidro de safira, foi alvo de cuidados especiais:

• Elevado contraste (marcações em branco sobre fundo negro);
• Índices, numerais e ponteiros com Superluminova para visibilidade no escuro;
• Inscrições alusivas à Esquadrilha de Helicópteros e às 20.000 horas de voo, nas posições das 12, 9 e 6 horas, em branco e com as cores da bandeira portuguesa;
• Data (dia do mês) na posição das 3 horas;
• Resistente à água até 5 atmosferas;
• Bracelete em pele genuína.
 

Este relógio está disponível desde já na rede de agentes da SRI e no Museu do Relógio, por um preço sugerido de 515 euros.