Aracnophobia: a última obra de arte da MB&F

Aracnophobia: a última obra de arte da MB&F

A MB&F acaba de apresentar uma nova máquina de medição do tempo: a Aracnophobia! Sim, uma aranha mecânica – mas que é também um relógio de mesa com 218 componentes/peças que lhe dão vida e lhe diz o tempo … com duas mãos e oito pernas.

Idealizado pela MB&F, projetado e fabricado pela L’Epée 1839 – manufactura especializada neste género de relógios – a Aracnofobia é também uma escultura monumental, inspirada na célebre escultura  Maman, criada por Louise Bourgeois (1911-2010).

A cabeça da aranha e torso ou o corpo, é onde se encontra o movimento criado e modificado pela L’Epée, movimento que conta uma reserva de marcha de 8 dias. A abóbada negra do corpo e os números brancos exibem as horas e minutos.

Em cada extremidade do abdómen da Aracnophobia, há processos mecânicos importantes que acontecem: a cabeça abriga o regulador com a sua roda de balanço oscilante (um conjunto de mandíbulas), enquanto a outra extremidade contém o tambor de corda que alimenta o movimento.

Associadas ao abdómen estão as oito pernas articuladas. Estas pernas destacarão a Aracnofobia numa mesa … mas como qualquer aranha, ela também pode ser instalada numa parede, graças a um engenhoso sistema de montagem. Aracnophobia está disponível em versões pretas ou banhada a ouro 18K, em preços que devem rondar entre os 15.000 e os 17.500 euros.

 

Partilhe este artigo

publicidade