Quinta-feira, Abril 18

O renascer da lenda Oyster Sea-Dweller

A Rolex apostou na lenda do mergulho profissional, e apresentou uma nova versão mais contemporânea do Oyster Perpetual Sea-Dweller, um modelo criado pela Rolex em 1967. Este relógio de mergulho técnico, impermeável até 1.220 metros e com um diâmetro de 40 mm, está equipado com últimos padrões de inovação da Rolex.

Nada falta neste consagrado modelo: disco de luneta Cerachrom em cerâmica, visualização com luminescência de longa duração Chromalight, espiral Parachrom azul paramagnético, fecho de segurança Oysterlock ou ainda o sistema de extensão da pulseira Rolex Glidelock.

Concebido naquela época pelos pioneiros do mergulho profissional em grande profundidade, o Sea-Dweller 4000 vem originalmente equipado com uma das invenções que contribuiu para o seu renome: a válvula de hélio, patenteada pela Rolex em 1967. Esta engenhosa válvula de segurança permite regular a pressão acumulada no interior da caixa do relógio durante as fases de descompressão dos mergulhadores em câmara hiperbárica, mantendo a impermeabilidade do relógio.

Assim, esta caixa do renovado Oyster do Sea-Dweller 4000, diz-se de uma impermeabilidade garantida até 1.220 metros; a carrura, com seu formato distinto, é forjada de um bloco de aço maciço 904L particularmente resistente à corrosão. O fundo com caneluras é rosqueado hermeticamente graças a uma ferramenta especial própria dos relojoeiros da Rolex. A coroa, equipada por um sistema patenteado de tripla impermeabilidade Triplock e munida de protetores forjados na carrura, é firmemente rosqueada na caixa como uma escotilha de submarino. O vidro é de safira praticamente à prova de arranhões. Totalmente impermeável, a caixa do Sea-Dweller 4000 protege de maneira otimizada seu mecanismo de alta precisão, preservando-o contra água, poeira, pressão e choques.

 

O CALIBRE 3135, CRONÓMETRO SUPERLATIVO

O novo Sea-Dweller 4000 é equipado com o calibre 3135, mecanismo mecânico de corda automática com exibição da data inteiramente desenvolvido e manufaCturado pela Rolex.

Como todos os mecanismos Perpetual da Rolex, o calibre 3135 tem o certificado CronÓmetro Suíço, aprovado nos testes do Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC). A sua arquitetura, que é comum a todos os mecanismos da coleção Oyster

O oscilador, verdadeiro coração do relógio, inclui uma espiral Parachrom azul patenteada e fabricada pela Rolex em liga exclusiva constituída de nióbio e zircônio. Perfeitamente imune a campos magnéticos, a espiral apresenta grande estabilidade quando submetida a variações de temperatura e é até dez vezes mais precisa que uma espiral tradicional em caso de choque.

A pulseira Oyster do Sea-Dweller 4000 é equipada do fecho de segurança Oysterlock que impede qualquer abertura acidental, além de um sistema de extensão duplo para que o relógio possa ser usado sobre trajes de mergulho de até 7 mm de espessura: lâminas de extensão Fliplock, que permitem aumentar o comprimento da pulseira em 26 mm, e sistema Rolex Glidelock, para o ajuste fino por incrementos de 2 mm, podendo alcançar cerca de 20 mm. Ambos dispensam o uso de ferramentas especiais.

 

CAIXA

TIPO – Oyster (carrura monobloco com fundo e coroa rosqueados)

DIÂMETRO – 40 mm

MATERIAL – Superliga de aço inoxidável 904L, acabamento acetinado

SEGURANÇA – Válvula de hélio

FUNDO DA CAIXA – Rosqueado com caneluras Rolex

LUNETA – Luneta giratória unidireccional graduada de 60 minutos, com disco Cerachrom preto em cerâmica, numerais e graduações gravados e preenchidos com platina por pulverização catódica magnetron (PVD)

COROA – Rosqueada, sistema de tripla impermeabilidade

Triplock – PROTECTORES DA COROA – Protetores forjados na carrura

VIDRO – Safira à prova de arranhões

IMPERMEABILIDADE – 1.220 metros

MECANISMO

CALIBRE – 3135, Manufacture Rolex Perpetual

PRECISÃO – Certifi cação oficial de Cronómetro Suíço (COSC)

FUNÇÕES – Horas, minutos e segundos no centro

OSCILADOR – Frequência: 28.800 vibrações por hora (4 Hz)

Espiral Parachrom azul paramagnética

Curva terminal Breguet

Grande roda de balanço com momento de inércia variável

Ajuste de alta precisão por meio de quatro parafusos

Microstella de ouro

Ponte do balanço transversal

NÚMERO DE RUBIS – 31 rubis

RESERVA DE CORDA – 48 horas aproximadamente

MOSTRADOR

COR – Preto, acabamento acetinado

MARCADORES DE HORAS – Apliques Chromalight de alta legibilidade (luminescência de longa duração) de ouro branco 18 quilates

PONTEIROS – Ponteiros Chromalight de ouro branco 18 quilates