Vhils desenha peça em prata da Topázio

Vhils desenha peça em prata da Topázio

Depois de um ano de comemorações, a Topázio volta a assinalar o 140º aniversário da marca no dia 12 de novembro, no Porto. Vhils é o autor da 14ª peça da exposição “Topázio – 140 anos de Prata”, que vai ser apresentada no Museu da Misericórdia do Porto, na Rua das Flores.

Para comemorar os 140 anos de história e tradição na arte de trabalhar a prata, a Topázio convidou 14 autores, um por cada década de vida da marca, para criar uma peça com inspiração no tradicional Jarrão D. João V. Os arquitectos Cristina Santos e Silva, Didier Faustino e Dino Gonçalves, os estilistas Dino Alves e Nuno Baltazar, os designers Fernando Brízio, Marco Sousa Santos, Sam Baron, Teresa Lundahl e Toni Grilo, os artistas plásticos Joana Vasconcelos e Rodrigo Oliveira e a designer de interiores Nini Andrade Silva aceitaram o repto.

A peça projetada por Vhils é uma reinterpretação integral do singular Jarrão D. João V. “Contrapondo o dramatismo e exagero lírico característicos do barroco com a simplicidade das linhas puras de inspiração contemporânea, a peça pretende ser um objecto exclusivo de inspiração actual, ressaltando o primor e o carácter único da produção de linha artesanal e artística”, fundamenta o autor, sem desvendar mais detalhes.

O evento de apresentação está marcado para as 19 horas do dia 12 de Novembro, no MMIPO – o recém inaugurado Museu da Misericórdia do Porto, na emblemática Rua das Flores, na cidade do Porto.

Partilhe este artigo

publicidade