Domingo, Junho 16

O perfume de Vasco da Gama e as horas da Montblanc

Deu o nome a uma cratera na Lua, a três clubes de futebol brasileiros, a uma igreja em Cochim (Índia), a um bairro na Cidade do Cabo (África do Sul) e foi vice-Rei da Índia; Vasco da Gama, Almirante dos Mares da Arábia, Pérsia, Índia e todos os Orientes, também deu nome a uma gama de relógios da Montblanc, que agora apresentou uma série limitada e exclusiva para o nosso país. Chegou, em ambiente perfumado…

Com o rio Tejo por perto, o mesmo que serviu de cenário a tantas partidas para a descoberta de “novos mundos” para o Mundo, o Salão Nobre da Pousada de Lisboa, serviu de palco para a apresentação da edição limitada exclusiva para Portugal, onde Lourenço Lucena, perfumista (diplomado como Compositor de Perfumes em Paris, também conhecido por Mr. Smell, detentor da marca L’Parfumeur e único português membro da Société Française des Parfumeurs), perfumou o ambiente e uma “plateia” curiosa em conhecer o “relógio português”, o “tal” Montblanc Heritage Chronométre Quantième Complet Vasco da Gama Portugal Special Edition, produzido em apenas 98 peças, sinalizando assim o ano da chegada do nosso “almirante-mor” às Índias, no ano da graça de 1498.

Se Mr. Smell perfumou o ambiente, Tiago Bonito, “chef” da Pousada, recriou aromas e sabores da rota que Gama fez de Lisboa até Calecute e Goa. A outra “especiaria-vedeta” do evento, foi o Heritage Chronométre Quantième Complet Vasco da Gama Portugal Special Edition, cujo mostrador branco prateado é reforçado com um padrão raiado, enquanto os índices e algarismos facetados a ouro rosa “3”, “9” e “12” são aplicadas no mostrador. Os ponteiros em forma de espada são banhados a ouro rosa. Assim como no calendário anual, também no calendário completo são exibidas as fases da Lua.

Tal como no calendário anual, no calendário completo, é exibida uma emulação exacta do céu nocturno estrelado acima do hemisfério Sul, como se via nos folhetos de 1497, a caminho da Índia. Cruzeiro do Sul, a constelação que possibilitou a Vasco da Gama encontrar o seu destino, é distintamente visível com as suas brilhantes estrelas Alfa, Beta, Gama (retratado numa tonalidade ligeiramente avermelhada para coincidir com seu semelhante celestial) e Delta. Para exibir as fases da Lua, o vibrante azul-lacado da constelação possui uma abertura para um disco dourado representando a Lua no céu nocturno.

É assim que se apresenta o Montblanc Heritage Chronométre Quantième Complet Vasco da Gama Portugal Special Edition, um relógio com caixa de aço e 40 mm, onde “navega” o calibre MB 29.16, de carga automática, capaz de proporcionar horas e minutos, data, dia e mês às “12” e fases da Lua às “6”, com uma autonomia de 42 horas e resistência à água até 30 metros.

No fundo com vidro de safira desta edição limitada, está o desenho da nau Gabriel e a assinatura do seu comandante, Vasco da Gama, nascido em Sines, algures entre 1460 e 1469 e falecido na véspera de Natal de 1524, estava ele em Cochim, já como Conde da Vidigueira e vice-Rei das Índias, entre muitos títulos que ostentava.

Numa colecção que tem como “porto de partida” o Heritage Chronométrie Ultra Slim (aproximadamente, 2.100 euros), o Heritage Chronométrie Exotourbillon Minute Chronograph Vasco da Gama Limited Edition (25 peças a um preço aproximado de 45 mil euros), como “cabo da boa esperança” e o Montblanc Collection Villeret Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama (com um preço aproximado de 265 mil euros) como “porto de chegada”…Vasco da Gama dá assim nome a uma colecção de 23 relógios, onde o Montblanc Heritage Chronométre Quantième Complet Vasco da Gama Portugal Special Edition (5100 euros) é especialmente dedicado aos colecionadores portugueses, peça que já despertou o interesse de muitos colecionadores internacionais.

O “perfumado” Heritage Chronométre Quantième Complet Vasco da Gama Portugal Special Edition, já está entre nós com o “sabor” e a precisão da Montblanc.