Um Tourbillon inspirado em Galileu

Um Tourbillon inspirado em Galileu

Em homenagem às suas próprias origens florentinas, a Panerai tem vindo a promover há muitos anos o génio de Galileu Galilei enquanto tributo ao cientista toscano que, ao formular a lei do isocronismo das pequenas oscilações do pêndulo, revolucionou a história da medição do tempo. Assim, a Panerai criou uma gama de relógios exclusivos de alta qualidade intitulados “Lo Scienzato”, que são um tributo à memória e ao fundamental legado do grande cientista, filósofo, matemático e astrónomo.

A mais recente criação da Officine Panerai, pertencente à gama “Lo Scienzato”, é o novo Radiomir 1940 Tourbillon GMT Oro Rosso –   48mm, um relógio com um impacto estético notável e funcionalidades técnicas impressionantes, desenvolvidas pelo “Laboratorio di Idee” da manufactura da Panerai em Neuchâtel.

O que chama logo a atenção é o sofisticado trabalho de esqueletização do movimento P.2005/S, o calibre de corda manual com um regulador tourbillon que traz à vida o soberbo relógio. Cada componente tem sido reduzido à sua estrutura essencial e é, por isso, possível admirar a disposição, o acabamento e a acção do movimento em mais detalhe, tanto pelo mostrador como pelo fundo.

A atracção mais fascinante é indubitavelmente a rotação da gaiola do tourbillon. O mecanismo criado pela Panerai é pouco habitual uma vez que uma rotação única é concluída em 30 segundos – em vez dos tradicionais 60 seg. – e gira num eixo perpendicular, em vez de paralelo à roda de balanço. Esta construção especial compensa mais efectivamente erros de posição causados pela força da gravidade, assegurando assim uma medição do tempo mais precisa.

As pontes esqueletizadas e as placas revelam não só um interlaço fascinante das rodas dentadas e dos componentes do relógio, como também o desenrolar das molas no interior dos três barriletes que conferem ao relógio uma reserva de marcha de seis dias. A reserva de marcha remanescente está indicada no fundo do movimento.

“Lo Scienziato” é apresentado pela primeira vez na caixa de um Radiomir 1940 em ouro rosa 5NPT, sendo o diâmetro de 48 mm. Para permitir que a esqueletização sofisticada seja admirada, o relógio não poderá ter o mostrador normal: o pequeno mostrador dos segundos às 9 horas, com o ponto indicador a girar simultaneamente com a gaiola do tourbillon, e o contador às 3 horas, com a indicação AM/PM integrados no movimento. Por outro lado, os índices lineares e os números árabes, todos revestidos de ecru Super-LumiNova®, estão directamente fixados ao flange preto no qual o nome “Lo Scienziato” se encontra gravado.

O movimento P.2005/S também tem uma função GMT com um ponteiro central que indica um segundo fuso horário, indicação dia/noite num mostrador auxiliar às 3 horas e o sistema de ajustar o tempo local rapidamente. O que é feito graças à roda dentada com 12 dentes e a pequena mola de fricção, que permite que apenas o ponteiro das horas seja ajustado em saltos, sem interferir com o movimento dos ponteiros dos minutos nem com o funcionamento do relógio.

Produzido numa edição limitada de 30 unidades, o novo Radiomir 1940 Tourbillon GMT (PAM00559) é fornecido com uma correia em pele de crocodilo preta e um fecho em ouro rosa polido. À semelhança de todos os relógios Panerai, até o mais valioso e sofisticado, o novo modelo é resistente à água, neste caso até 5 bares (equivalente a uma profundidade de 50 metros).

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS – PAM00559

MOVIMENTO: esqueleto mecânico de corda manual, calibre P.2005/S, inteiramente fabricado pela Panerai. FUNÇÕES: horas, minutos, segundos pequenos, segundo fuso horário, indicador de 24 horas, indicador da reserva de marcha no fundo, tourbillon. CAIXA: 48 mm de diâmetro, ouro rosa polido de 18 ql. RESERVA DE MARCHA: 144H. HERMETICIDADE: 5 bares (uns 50 metros). PREÇO: 149.000€