Quinta-feira, Novembro 30

Zeppelin “voa” para Portugal

Através da Sociedade de Relojojaria Independente, a Zeppelin, marca alemã produzida pela Pointtec (grupo que detém igualmente a Junkers), vai chegar ao mercado nacional já a partir do próximo mês de Janeiro.

Um dos primeiros modelos a chegar ao mercado português é a mais recente coleção LZ126 Los Angeles, que consiste num cronógrafo mecânico automático (com quatro variantes, derivadas de diferentes conjugações de mostradores e braceletes) e que utiliza o novíssimo movimento Seiko NE-88 com roda de colunas e funcionamento a 28.800 alternâncias/hora.

Este modelo possui uma caixa em aço resistente a 5 atmosferas com 42mm de diâmetro e um elevado nível de execução, incluindo mostrador protegido por vidro de safira e fundo em vidro para observação do movimento.

Zeppelin é um nome que continua a captar a nossa imaginação e, ainda hoje, é a palavra que usamos como sinónimo para “dirigível”, tal foi o seu impacto na história da aeronáutica, cuja influência se mantém ainda hoje.

E, tal como aconteceu com Hugo Junkers, cujos aviões serviram de inspiração para os relógios do mesmo nome, os feitos de engenharia pioneiros de Ferdinand Graf von Zeppelin (conhecido como “o Conde louco do Lago Constância”), que em 1900 criou o primeiro dirigível do Mundo com uma estrutura rígida, servem igualmente de ponto de partida para os relógios desta marca.

O aspecto mais saliente das colecções da Zeppelin é a utilização da estética Art Déco, tão em voga até aos 20 do século passado, numa interpretação moderna que conjuga sofisticados métodos de produção relojoeira alemã com os mais modernos movimentos de origem suíça e japonesa.

Jorge Pinheiro, diretor-geral da SRI, disse a propósito que “a entrada da Zeppelin no mercado português vem no seguimento da implantação da Junkers em Portugal, cujos relógios se têm vindo a impor com sucesso em virtude da sua extraordinária relação preço/qualidade”.

“Não temos dúvidas”, concluiu este responsável, “de que a Zeppelin irá certamente seguir os mesmos passos, até porque partilha dos mesmos valores da Pointtec, de propor relógios com engenharia alemã acessíveis a um leque alargado de consumidores”.