Novo Mercedes-Benz SLC

Novo Mercedes-Benz SLC

Em Março de 2016, 20 anos após o nascimento do seu segmento, o arquétipo roadster compacto será relançado com um novo nome, o SLC. A alteração do nome confirma a sua tradicional ligação ao Classe C, do qual é adoptada grande parte da tecnologia utilizada no roadster. Estão disponíveis novas versões – o desportivo topo de gama Mercedes-AMG SLC 43 e a versão de entrada SLC 180. Em termos visuais, destacam-se a grelha do radiador em padrão diamante (de série) e o Sistema de Iluminação Inteligente de LED (equipamento opcional). Os preços de venda serão anunciados no próximo mês de Janeiro.

O novo Mercedes-Benz SLC está à altura do seu antecessor, o SLK que foi lançado em 1996, conquistou admiradores em todo o Mundo e atingiu um volume de vendas de cerca de 670 mil unidades. Elegante e com uma vasta linha de versões, começando no económico e potente SLC 250 d, e terminando no Mercedes-AMG SLC 43, o novo modelo tem tudo para ser um sucesso. O SLC 250 d, SLC 300 e SLC 43 estão equipados de série com a caixa de velocidades automática 9G-TRONIC, com possibilidade de configuração para um comportamento desportivo ou confortável, estando disponível como opção para a nova versão de 115 kW (156 CV), o SLC 180, e também para o SLC 200.

Durante o desenvolvimento, os projectistas da Mercedes-Benz aperfeiçoaram significativamente o visual desportivo do roadster. A nova secção dianteira é particularmente atraente, onde a grelha do radiador de inclinação acentuada confere ao capot um desenho em forma de seta. Todos os modelos SLC estão equipados de série com uma grelha do radiador em padrão diamante.

Com o Dynamic Select, as características do veículo podem ser ajustadas instantaneamente com um simples pressionar de um botão, pois o sistema modifica o controlo do motor, caixa de velocidades, suspensão e direcção, de acordo com a solicitação do condutor.

A nova versão de entrada corresponde ao SLC 180 com uma potência de 115 kW (156 CV). O consumo de combustível NEDC é de apenas 5.6 l/100 km enquanto o nível de emissões de CO2 é cerca de 127 g/km. Posicionado logo a seguir à versão de entrada, temos a versão SLC 200 com uma potência de 135 kW (184 CV) e a versão SLC 300 com 180 kW (245 CV) de potência, ambas equipadas com motor de quatro cilindros de 1991 cc. O campeão de eficiência continua a ser o SLC 250 d com motor Diesel de 150 kW (204 CV), com um nível de emissões de CO2 de 114 g/km.

O Mercedes-AMG SLC 43 combina um motor V6 biturbo de 3.0 litros com 270 kW (367 CV) de potência e um binário de 520 Nm, com uma versão modificada da suspensão desportiva AMG, utilizada no conhecido Mercedes-AMG SLK 55, sendo esta combinação reflectida nas prestações desportivas, evidenciada pela aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4.7 segundos.

O SLC 180 e o SLC 200 estão equipados com caixa de 6 velocidades manual. A caixa de velocidades automática 9G-TRONIC com possibilidade de configuração desportiva ou confortável, está disponível como equipamento opcional para as versões SLC 180 e SLC 200, sendo um equipamento de série para as versões SLC 250 d, SLC 300 e SLC 43.

Com o Dynamic Select, as características do veículo podem ser ajustadas instantaneamente com um simples pressionar de um botão, pois o sistema modifica o controlo do motor, caixa de velocidades, suspensão e direcção, de acordo com a solicitação do condutor. Os cinco modos – “Comfort”, “Sport”, “Sport+”, “Eco” e “Individual”, são fáceis de seleccionar através do botão Dynamic Select no painel de controlo superior na consola do tablier. O modo seleccionado é indicado no ecrã multi-funções a cores, surgindo também como uma mensagem destacada no ecrã da unidade principal.

O sistema Dynamic Select é um equipamento de série nas versões SLC 300 e SLC 250 d. Nas versões SLC 180 e SLC 200 com caixa de velocidades automática 9G-TRONIC, a selecção do modo da transmissão está disponível como opção. O SLC 43 está equipado de série com sistema de escape AMG Sport, que inclui duas borboletas de escape ajustáveis para adaptar o som do escape ao modo seleccionado no Dynamic Select.

Com o sistema de escape desportivo, a experiência sonora pode ser intensificada, pois a acústica do escape pode ser ajustada através de uma borboleta de escape em conjunto com os modos da transmissão Dynamic Select. O sistema de escape desportivo está equipado de série no SLC 300, estando disponível como equipamento opcional para o SLC 200 em combinação com a caixa de velocidades automática 9G-TRONIC e com o pack AMG Line/Sports.

Partilhe este artigo

publicidade