Maserati revela Levante em Genebra

Maserati revela Levante em Genebra

A Maserati aproveitou o Geneva Motor Show para dar a conhecer o Levante, um modelo que representa um ponto de viragem na história da marca. Este modelo totalmente novo, que faz a sua estreia mundial em Genebra de 2016, permite à Maserati competir no maior segmento de luxo do mundo, o mercado do SUV’s.

O nome Levante foi inspirado no de um vento quente do Mediterrâneo, que pode passar de moderado a tempestuoso num ápice, assim espelhando o carácter do primeiro SUV da Maserati.

O Levante tem por base uma evolução da plataforma concebida em exclusivo para a Maserati e utilizada nas suas berlinas. O chassis foi especificamente desenvolvido para oferecer um desempenho único em estrada e competitivas aptidões off-road, em conjunto com todo o conforto e versatilidade numa utilização quotidiana. O SUV italiano foi concebido com base em três pilares fundamentais: Estilo; Exclusividade; e Performance.

O design do Levante é distinto, abarcando os mais valiosos elementos estéticos do estilo italiano. Argumento fundamental, o seu design introduz um novo conceito no universo dos SUV, combinando espaço abundante e linhas de coupé, ao mesmo tempo que alcança a melhor eficácia aerodinâmica do seu segmento, com um Cx de apenas 0,31.

A sua exclusividade provém de atributos técnicos como a suspensão pneumática ou o sistema de tração integral Q4, ambos propostos como equipamento de série, e de um elevado nível de personalização, que inclui dois packs de vanguarda, Sport e Luxury.

Em termos de motorizações, o Levante é animado pela mais recente evolução dos motores V6 de 3,0 litros da Maserati. As duas versões do motor biturbo a gasolina, e o frugal turbodiesel, são universalmente aplaudidos pela sua assinatura sonora única e pela sua performance.

O motor Maserati V6 a gasolina, dotado das mais recentes tecnologias de injeção direta GDI, e de dupla sobrealimentação, está disponível em duas versões, com diferentes potências: a de topo de gama com 430 CV, e a aliciante variante de 350 CV. O mais potente dos Levante alcança os 100 km/h em 5,2 segundos e uma velocidade máxima de 264 km/h, enquanto os valores para a versão de 350 CV são de 6,0 segundos e 251 km/h, respetivamente.

O Levante é animado também pelo motor turbodiesel V6 de injecção directa common-rail, dotado de injectores com tempo de abertura reduzido. Este 3,0 litros é capaz de disponibilizar 275 CV, garantindo 6,9 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 230 km/h, e, ao mesmo tempo, um consumo de combustível de 7,2 l/100 km registados no ciclo NEDC.

Tanto as versões a gasolina como a Diesel do Maserati Levante fazem uso de uma caixa automática ZF de oito velocidades

Uma evoluída linha de produção foi criada exclusivamente para o Levante na histórica fábrica de Mirafiori, onde elevados padrões de qualidade em todas as áreas, do design ao desenvolvimento, e dos controlos de processo ao fabrico, são aplicados em pleno.