1815 Tourbillon Handwerkskunst encerra comemorações

1815 Tourbillon Handwerkskunst encerra comemorações

A encerrar as comemorações do 200º aniversário de Ferdinand Adolph Lange, a A. Lange & Sohne apresentou o 1815 Tourbillon em edição limitada com um extraordinário trabalho de decoração no mostrador e no movimento. O 1815 Tourbillon é o primeiro relógio da A. Lange & Söhne que combina a paragem dos segundos do turbilhão e o mecanismo de acerto “zero-reset”.

Handwerkskunst: a palavra alemã que significa artesanato, é também o termo que a A. Lange & Söhne tem atribuído desde 2011 às suas especiais edições limitadas com mostradores e mecanismos que incorporam técnicas raras de gravação e acabamento.

É assim o 1815 Tourbillon Handwerkskunst, que não só apresenta elementos decorativos excepcionais mas também inclui a combinação de dois mecanismos patenteados. A função “zero-reset” lançada pela A. Lange & Söhne em 1997 é associada ao sistema de paragem dos segundos (Stop-Seconds) para o turbilhão introduzido em 2008. Em conjunto, tornam possível parar e acertar o relógio com a precisão de um segundo.

Limitado a 30 exemplares, o novo modelo em edição especial está disponível numa caixa em ouro rosa com um diâmetro de 39,5 milímetros. A quinta edição Handwerkskunst da A. Lange & Söhne é uma preciosa homenagem a Ferdinand Adolph Lange, o grande pioneiro da relojoaria da Saxónia cujo 200º aniversário tem sido celebrado ao longo de 2015.

A principal diferença relativamente ao modelo apresentado em 2014 reside no mostrador. É feito a partir de ouro rosa galvanizado e trabalhado segundo a técnica decorativa denominada “tremblage”: o mestre gravador que utiliza esta técnica específica de decoração vai esculpindo o material com um buril especialmente concebido para a obtenção de uma superfície granular fina e uniforme. Os elementos em relevo no mostrador, incluindo o logótipo arqueado e os algarismos, são posteriormente polidos de modo espelhado e contrastam significativamente com o fundo mais escuro. Uma abertura revela o sobredimensionado turbilhão de um minuto; a ponte do turbilhão e a parte superior da gaiola são polidas em espelhado negro – uma das técnicas de acabamento mais demoradas e exigentes.

A precisão mecânica reflecte-se em cada pormenor do calibre de manufatura L102.1. As elegantes formas curvas da tradicional platina de três quartos dotada de uma nova configuração constituem um marco muito especial; graças a generosos cortes, o turbilhão com o mecanismo Stop-Seconds patenteado fica também facilmente visível do lado do fundo, tal como o tambor da corda e elementos da engrenagem. A superfície granulada da platina em prata alemã é inspirada por históricos relógios de bolso. O polimento dos ângulos interiores constitui um desafio de destreza excepcional e só pode ser executado manualmente com uma ferramenta especificamente desenhada para o efeito.

A ponte dos segundos foi aberta de modo a proporcionar uma melhor vista sobre o turbilhão e, tal como a platina e o fundo da caixa, está também artisticamente decorada à mão. O contra-pivô de diamante do turbilhão é a cereja no topo do bolo do movimento.

Partilhe este artigo

publicidade