Luz, cor e a irreverência de Andy Warhol

Luz, cor e a irreverência de Andy Warhol

Luz, cor e a irreverência de Andy Warhol, marcaram ontem a Avenida da Liberdade, em Lisboa. Foi assim que a Boutique Montblanc celebrou a chegada ao mercado do seu mais recente instrumento de escrita, o Montblanc Great Characters Andy Warhol.

Este colorido evento, reuniu um grupo restrito de clientes e amigos da marca, que assim foram convidados a descobrir não só os novos instrumentos de escrita com a “assinatura” do irreverente Warhol, como a “vivenciar os dois pisos da boutique – que recriavam o ambiente de clube nova iorquino das décadas de 70/80 -, um ambiente “cool”, sublinhado pela voz de Sofia Hoffmann, que interpretou ao vivo temas de “disco sound”.

Paralelamente, Filipe Faísca, não faltou e aceitou o desafio da Montblanc (reforçando a associação das duas marcas), vestindo a cantora neste evento.

Integrada na colecção Great Caracteres, a Montblanc homenageia assim o mítico Andy Warhol, nome grande da arte contemporânea com uma gama de instrumentos de escrita, onde se incluem a caneta de aparo, a rollerball e uma esferográfica.

Em homenagem a uma das obras-primas que o levou à fama, o design do aparo incomum da Andy Warhol Special Edition apresenta latas de sopa de tomate artisticamente trabalhadas em aço inoxidável. A relação ousada e de mestria de Warhol com a cor, é representada através do contraste entre o azul em resina preciosa do corpo e os anéis cor de laranja no cone. A tampa e cone representam, deste modo, a lata de sopa comum, que Warhol transformou em arte.

Em homenagem à Fundação Andy Warhol para artes visuais, criada em 1987 para apoiar a criação, apresentação e documentação das artes visuais contemporâneas, uma gravação de TM AWF aparece ao lado de assinatura de Warhol sobre o anel da tampa tanto da edição especial disponível como caneta de aparo, rollerball e esferográfica. Como símbolo da sua abordagem revolucionária para a arte, uma das Citações famosas de Warhol é gravada na parte superior da tampa: “Art is what you can get away with”.

Finalmente,a inspiração por trás do projecto da edição limitada de 1928, um número que espelha o ano do nascimento de Warhol, vem de “flores” o poderoso trabalho de Warhol, 1964. A colecção Great Characteres ficou mais rica e… irreverente.

Partilhe este artigo

publicidade