Historiques da Vacheron Constantin com novas versões

Historiques American 1921

A colecção Historiques, dedicada aos arquétipos criativos de Vacheron Constantin, salienta a riqueza do património técnico e estético da manufactura através de reinterpretações contemporâneas. Os novos modelos fazem reviver três ícones muito apreciados pelos coleccionadores. Inspirado num lendário cronógrafo de 1955, o modelo Cornes de Vache 1955 apresenta-se em ouro rosa, enquanto o emblemático American 1921, com caixa tipo almofada, e o magnífico Ultra-fine 1955, com calibre de ouro de 1,64 mm de espessura, foram elaborados numa caixa de platina. Resultando de uma produção muito exclusiva, estes relógios são portadores do Punção de Genebra.

O Historiques Cornes de Vache 1955 é uma mistura singular de audácia criativa e rigor técnico, este relógio clássico, dotado das distintivas asas em forma de “chifres de vaca” (“cornes de vache”, em francês), está inspirado no primeiro cronógrafo estanque desenhado pela Vacheron Constantin, em 1955. Este ícone vintage, nascido na efervescência do período pós-guerra, é agora reinterpretado em ouro rosa, inspirado no espírito da época em que foi criado.

Conjunção de tradição, desenho revolucionário e absoluta sofisticação técnica, o cronógrafo Historiques Cornes de Vache 1955 – assim denominado devido às suas asas de formas evocadoras – é uma originalidade estilística assinada Vacheron Constantin. Dotado de uma roda de pilares em forma de Cruz de Malta, emblema da marca, o Calibre 1142 que impulsiona o cronógrafo Historiques Cornes de Vache 1955 disponibiliza as funções de horas, minutos, pequeno ponteiro dos segundos e cronógrafo, garantindo simultaneamente uma reserva de marcha de 48 horas.

Este movimento mecânico de carga manual, integralmente decorado à mão, é visível através do fundo transparente da caixa de 38,5 mm de diâmetro, estanque até 30 metros de profundidade. O mostrador de opalina prateada do modelo está ornamentado com numerais aplicados e marcadores horários sobre os quais se deslocam ponteiros estilizados de ouro. Os ponteiros dos segundos de transmissão directa, de um azul intenso, o ponteiro do contador de 30 minutos e a escala taquimétrica melhoram a já ótima legibilidade deste mostrador complexo e, ao mesmo tempo, arejado.

O Historiques American 1921 foi elaborado em platina, e inspira-se num modelo original com caixa tipo almofada, com a coroa posicionada à 1h30, criado pela Vacheron Constantin na década de 1920 para o mercado americano. Combinando o estilo atrevido característico da época em que surgiu, esta reinterpretação contemporânea de um ícone dos loucos anos vinte mantém-se fiel à versão original, com uma imponente caixa arqueada de leitura diagonal, com coroa esférica deslocada e o pequeno ponteiro dos segundos posicionado às 4h30.

O mostrador, clássico e ao mesmo tempo original, com uma fina textura granitada de cor prateada, com 12 numerais arábicos pintados de azul e o ponteiro dos minutos pintado de preto, sobre os quais se deslizam os ponteiros azulados do tipo Breguet. Dispõe de um vidro levemente abaulado e a sua caixa de 40 milímetros de diâmetro, estanque até 30 metros de profundidade, aloja o Calibre 4400 AS de carga manual de Vacheron Constantin. O movimento, adornado com um acabamento feito à mão especialmente delicado e com uma considerável autonomia de 65 horas, é o motor dos indicadores das horas, dos minutos e do pequeno ponteiro dos segundos.

Finalmente, o Historiques Ultra-fine 1955 é o testemunho da perícia da Vacheron Constantin na elaboração de relógios ultrafinos, e é composto pelo movimento mecânico de carga manual mais fino do mundo: o Calibre 1003 apresentado em 1955. Na sua nova interpretação exclusiva, este relógio, de depurada pureza e sobriedade, aloja o seu movimento no interior de uma caixa circular de 36 milímetros de diâmetro, em platina. Esta obra-prima da micromecânica formada por 117 componentes, com uma espessura de apenas 1,64 milímetros, exibe as suas pontes e platinas de ouro de 18 quilates com excepcionais acabamentos feito à mão, através do fundo de cristal de safira da caixa, estanque até 30 metros de profundidade.

Este relógio clássico, com as suas 31 horas de autonomia, é um dos mais finos do mundo, com uma espessura de apenas 4,13 milímetros. As suas funções de horas e minutos apresentam-se num mostrador de opalina prateada que ostenta um estilo minimalista de grande pureza de linhas, realçadas pelos ponteiros tipo Baton e pelas horas índices pintadas de azul, combinando com os tons escuros da correia, com fivela de platina.

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Historiques Cornes de Vache 1955

Referência – 5000H/000R-B059

Relógio distinguido com o Punção de Genebra

Calibre 1142 de carga manual

27,50 mm (12’’’) de diâmetro

5,57 mm de espessura

Aproximadamente 48 horas de reserva de marcha

3 Hz (21.600 alternâncias/hora)

164 peças

21 rubis

Indicações – Horas, minutos,

Pequeno ponteiro dos segundos às 9h

Cronógrafo com roda de pilares (contador de 30 minutos)

Caixa – Ouro rosa 4N de 18 quilates

38,50 mm de diâmetro

10,90 mm de espessura

Fundo de vidro de safira transparente

Estanqueidade testada a uma pressão de 3 bares (aproximadamente 30 m de profundidade)

Mostrador – Centro de opalina prateada com zona externa acetinada com efeito soleil (ponteiro dos minutos e escala taquimétrica). Marcadores horários aplicados em ouro 4N de 18 quilates

Ponteiros das horas, ponteiro dos minutos e pequeno ponteiro dos segundos, em ouro de 18 quilates

Ponteiros do cronógrafo e do contador de 30 minutos, em aço azulado

Correias – Pele de alligator Mississippiensis castanha, com forro interior de pele de aligátor, cosido à mão, acabamento artesanal, grandes escamas quadradas

Fivela – Fivela de ouro rosa 4N de 18 quilates, em forma de meia Cruz de Malta polida

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Historiques American 1921

Referência – 82035/000P-B168

Relógio com Punção de Genebra

Calibre 4400 AS, mecânico, carga manual

28,60 mm (12’’’ 1/2) de diâmetro

2,80 mm de espessura

Aproximadamente 65 horas de reserva de marcha

4 Hz (28.800 alternâncias/hora)

127 peças

21 rubis

Indicações – Horas, minutos

Pequeno ponteiro dos segundos às 4h30

Caixa – Platina 950

40 X 40 mm, 8 mm de espessura

Fundo de cristal de safira transparente

Estanqueidade testada a uma pressão de 3 bares (aproximadamente 30 m de profundidade).

Mostrador – Prateado, com acabamento granitado

Números arábicos pintados de azul

Ponteiro dos minutos pintado de preto

Ponteiros de aço azulado

Correia – Pele de alligator Mississippiensis azul escura, com forro interior de pele de aligátor, cosido à mão, acabamento artesanal, grandes escamas quadradas

Fivela – Fivela de Platina 950

Forma de meia Cruz de Malta polida

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Historiques Ultra-fine 1955

Referência – 33155/000P-B169

Relógio com Punção de Genebra

Calibre 1003, mecânico, carga manual

21,10 mm (9’’’ 1/4) de diâmetro

1,64 mm de espessura

Aproximadamente 31 horas de reserva de marcha

2,5 Hz (18.000 alternâncias/hora)

117 peças

18 rubis

Indicações – Horas e minutos

Caixa – Platina 950

36 mm de diâmetro, 4,13 mm de espessura

Fundo de cristal de safira transparente

Estanqueidade testada a uma pressão de 3 bares (aproximadamente 30 m de profundidade).

Mostrador – Opalina prateada

Horas índices pintadas de azul

Ponteiros tipo Baton em ouro de 18 quilates

Correia – Pele de alligator Mississippiensis azul escura, com forro interior de aligátor, orla arredondada, grandes escamas quadradas, ponta cosida.

Fivela – Fivela em Platina 950

Forma de meia Cruz de Malta polida

Partilhe este artigo

publicidade